top of page

Luzanir Rodrigues Nunes

Luzanir aprendeu a arte da cerâmica há mais de 40 anos com sua mãe, que também havia herdado o ofício de sua própria mãe — uma tradição passada de geração em geração. Trabalhando principalmente com modelagem manual e utilizando formas criadas a partir de peças já prontas, Luzanir desenvolveu um estilo espontâneo, sensível e profundamente ligado às raízes familiares. 

 

Por muitos anos, a cerâmica foi sua única fonte de renda. Produzia suas peças à beira do rio durante o verão e depois as levava para vender na cidade, sustentando a família com seu trabalho.  Suas criações surgem tanto de fotos quanto de ideias que vão tomando forma em suas mãos, num processo intuitivo e livre.

Apesar de seus filhos não terem seguido o ofício, ela continua mantendo viva a tradição. Hoje, a cerâmica funciona como complemento de renda, além de ser para ela uma prática terapêutica, que ajuda a relaxar e aliviar o estresse. As peças são queimadas em forno a lenha, preservando técnicas tradicionais e o modo de fazer de suas ancestrais.

 

bottom of page