
Dibexia Karajá
Dibexia Karajá é pesquisadora, professora, ceramista e intelectual do povo Iny/Karajá, reconhecida por sua contribuição à preservação e valorização da cultura e arte de seu povo. Desde 2017, integra a equipe do projeto Presença Karajá: cultura material, tramas e trânsitos coloniais, onde investiga e compartilha saberes sobre a arte e as tradições Karajá.
É amplamente conhecida pela produção das bonecas ritxoko, uma das mais importantes expressões da arte e da identidade Karajá. Além disso, coordena o projeto Thesaurus Karajá: diálogos interculturais e museologia compartilhada, voltado para a valorização e organização da cultura material Iny/Karajá, por meio da plataforma Tainacan.
Dibexia também contribuiu para a pesquisa Compartilhar Saberes, que aborda a coleção William Lipkind do Museu Nacional/UFRJ, com ênfase na construção de narrativas compartilhadas sobre os objetos Karajá em acervos museológicos.
Seu trabalho tem sido fundamental para reforçar a importância da cultura Karajá no cenário acadêmico e museológico, promovendo diálogos interculturais e a preservação das tradições indígenas em espaços de memória coletiva.



